Acreditação

A acreditação é um processo voluntário em que uma instituição, governamental ou não, avalia um laboratório por meio de uma auditoria e determina se ele atende a requisitos predeterminados para exercer as tarefas a que se propõe. Dentre vários objetivos, esse processo pretende garantir a qualidade dos serviços prestados.

Os requisitos são fundamentados em normas especificas de qualidade que contemplam as atividades laboratoriais, como por exemplo: Atendimento à legislação vigente, atendimento ao cliente, realização de exames, validade dos reagentes e produtos utilizados, calibração dos aparelhos, rastreabilidade do processo, capacitação da equipe e outros.

Os laboratórios brasileiros vêm gradativamente aderindo à participação nos programas de acreditação,os quais não tem ainda caráter compulsório. Assim, o laboratório pode escolher o órgão nacional ou internacional, baseando-se em sua credibilidade, experiência e no conhecimento técnico de seus auditores. Estes incentivam a equipe do laboratório com a alta direção a alcançarem níveis cada vez mais elevados de qualidade e melhoria contínua.

No Brasil existem 17.000 laboratórios dos quais 12.000 são particulares e 5.000 públicos, destes apenas 2% são acreditados.

Nossa acreditação foi realizada pelo DICQ - Sistema Nacional de Acreditação, patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC)

"Qualidade é fazer o correto quando ninguém esta vendo "